
Projecto
A nossa missão é apoiar e capacitar famílias que estejam a viver dificuldades financeiras temporárias, através do acesso a refeições de qualidade a um preço simbólico e a um plano de capacitação & acompanhamento.
A Cozinha com Alma é um take-away onde o lucro das refeições vendidas ao cliente público geral permite subsidiar as mesmas refeições ao cliente bolsa social.
A Cozinha com Alma abriu em Fevereiro de 2012 com o objectivo de ser uma resposta integrada a uma nova realidade social: a pobreza envergonhada.
Surgiu com o objectivo de ser um «balão de oxigénio» para famílias a viver dificuldades financeiras temporárias, permitindo que tenham acesso a refeições completas a um preço simbólico, e a um conjunto de iniciativas de capacitação e acompanhamento.
É um negócio social sustentável, uma vez que o lucro das refeições vendidas ao público geral permite subsidiar as refeições para a Bolsa Social e suportar os custos operacionais da organização.
A Bolsa Social da Cozinha com Alma integra quatro programas distintos:
Programa Capacitar
O Programa Capacitar apoia pessoas em idade activa que estejam a passar por dificuldades financeiras temporárias. As famílias têm acesso a uma refeição completa por dia a um preço simbólico, para cada elemento do agregado familiar, e a um plano de capacitação - nas áreas da gestão do orçamento familiar, procura de emprego e valorização pessoal - que tem como objectivo disponibilizar as ferramentas e desenvolver as competências que as ajudem a ultrapassar a situação em que se encontram.
Programa Acompanhar
O Programa Acompanhar apoia com mais de 65 anos em situação de reforma ou pessoas com incapacidade comprovada, que estejam a passar por dificuldades financeiras. Os beneficiários têm acesso a uma refeição completa por dia a um preço simbólico, para cada elemento do agregado familiar, e a um plano de acompanhamento - nas áreas da gestão do orçamento familiar, valorização pessoal e participação social e bem-estar - que tem como objectivo combater o isolamento e promover uma vida activa e integrada.
Através destes dois programas da Bolsa Social da Cozinha com Alma, as famílias têm a oportunidade de aumentar os níveis de poupança e de adquirir e desenvolver novas competências, criando-se assim as condições necessárias para reestruturarem e reorganizarem a sua vida.
Já noutras áreas de actuação e com outros objectivos, existem outros dois programas:
Programa Transformar
O Programa Transformar apoia jovens com DID - Dificuldades Intelectuais e do Desenvolvimento, através da formação em contexto real de trabalho. Desenvolvido em parceria com a Associação Vila com Vida, é um programa desenhado à mediada de cada jovem, por forma a que todas as aprendizagens façam sentido e haja uma evolução contínua e ajustada a cada contexto, respeitando a sua neurodiversidade.
Programa Colaborar
O Programa Colaborar está inserido no âmbito da responsabilidade social interna e procura contribuir para o bem-estar social de toda a equipa.
É um programa de acesso exclusivo aos trabalhadores da Cozinha Com Alma que estejam a passar por algum tipo de dificuldade - financeira, social ou outra.
As refeições são pagas através do Cartão Pré-pago Cozinha com Alma, uma solução de pagamento inovadora que permite garantir o anonimato do cliente bolsa social, uma vez que, entre outros meios de pagamento - dinheiro ou multibanco - pode ser também utilizado pelo cliente público geral.
A estrutura de financiamento da Cozinha com Alma assenta no conceito de Clientraising, uma vez que é o lucro das refeições vendidas ao público geral que permite disponibilizar as mesmas refeições, por um preço simbólico, às famílias apoiadas pela Bolsa Social.
O cliente público geral é, assim, o principal parceiro do cliente bolsa social. Ao tornar-se cliente da Cozinha com Alma, está a contribuir directamente para que um maior número de famílias em dificuldades possam ter acesso ao nosso apoio.
Por seu lado, o papel de todos os parceiros, voluntários e padrinhos que actualmente contribuem para a estratégia de Fundraising da Cozinha com Alma é também fundamental para potenciar o alcance e impacto da Bolsa Social, pois permitem que possamos investir no desenvolvimento e crescimento do nosso projecto.